TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Abordagem 3P's na Saúde - Pessoas, Processo e Produto

A tecnologia tem transformado cada vez mais a forma como vivemos. Com a aceleração digital e todas as mudanças trazidas por consequência da pandemia, fica cada vez mais claro que todos os setores precisam buscar recursos modernos e eficientes – e com a área da saúde não é diferente.

Por isso hoje falaremos sobre o que é a abordagem 3P’s e como ela é capaz de influenciar, em conjunto com a inovação, todas as atividades de uma instituição de saúde.

Os 3P’s são: Pessoas, Processo e Produto. Com eles o que se espera é que os profissionais de gestão consigam extrair o máximo de resultados possíveis da utilização dos recursos tecnológicos da organização. Entenda melhor:

 

Pessoas

Por mais tecnologia que uma instituição de saúde tenha, bons profissionais são indispensáveis para resultados positivos. E com “bons profissionais” estamos nos referindo a profissionais que não tem só o conhecimento técnico de procedimentos, mas sabem lidar com todos os processos que envolvem sua profissão. 

Para isso, o treinamento é fundamental. Com a educação continuada dentro da instituição, o profissional cresce cada vez mais e consequentemente contribui para a melhora de todo o quadro institucional. Isso vai influenciar diretamente os outros 2P’s que você verá a seguir.

 

Processo

Se não fosse pelo fato de que as pessoas são tão importantes, o processo poderia facilmente ser o primeiro da lista. O sucesso em grande escala depende do processo.

O processo começa na fase de concepção (ou seja, desenvolvimento de produto/ serviço), em seguida, move a empresa através da contratação de funcionários, treinamento, contabilidade, etc. 

A certificação ISO foi criada para que os investidores e o público possam ter certeza de que o “processo” de uma empresa é lucrativo e também compatível com outras leis e regulamentos que precisam ser cumpridos, para evitar que ocorram erros. No setor da saúde, a acreditação é considerada o nosso ISO, então os processos também são essenciais para alcançá-la.

 

Produto

O último dos 3P’s diz respeito ao produto que, no caso das instituições de saúde, está ligado ao atendimento e serviço em saúde.

Um sistema robusto de inspeção de qualidade do produto é fundamental para o controle de qualidade. A avaliação do atendimento, o feedback dos pacientes e a correção devem fazer parte da manutenção da qualidade para que a instituição consiga melhorar seus serviços.

Qualquer reclamação do paciente deve ser tratada de maneira sistemática até que a causa seja identificada. Muitas vezes, a equipe vai chegar novamente ao ponto do treinamento, da educação continuada e da falta de processos. 

Quer saber como garantir que sua instituição siga a abordagem 3P’s e consiga os melhores resultados no atendimento? Entre em contato conosco e conheça as soluções IBKL, você vai se surpreender!

 

FONTE: Fierce Healthcare

Salux

Lean.org