TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

As melhores ferramentas para Educação a Distância

Em 2020 muitas coisas mudaram e a educação foi uma das áreas que teve maior transformação. Esse setor tão tradicional se viu obrigado a aderir a tecnologia para se adaptar. Que essa não é uma tarefa fácil, nós sabemos. Mas existem algumas ferramentas que podem auxiliar – e muito – nesse novo desafio de aprender e ensinar com aulas online. Selecionamos aqui as melhores ferramentas para educação a distância, confira:

Comunicação com alunos

Telegram

No Telegram é possível criar grupos com até 200 mil pessoas, inclusive grupos só de transmissão (os canais públicos. Também é possível mandar mensagem sem tornar o seu número de telefone visível.

Ah! E os canais de transmissão não se limitam a mensagens de texto: é possível enviar imagens, áudios, vídeos (até 1,5 GB) links, enquetes e muito mais.

Google Meet

O Google Meet é uma ferramenta de vídeo chamada que permite salas com até 250 pessoas, compartilhamento de tela para apresentação de slides e gravação da chamada. Você também pode sincronizar a chamada com a agenda do Google e mandar e-mails de convite para a reunião/aula. É uma das ferramentas para educação a distância mais usadas.

Edmodo

O Edmodo pode ser definido como um “Facebook para pais, alunos e professores”. A ideia aqui é criar uma rede social na qual somente pessoas convidadas tenham acesso. As postagens aparecem apenas para grupos específicos.

Colaboração

Google Docs | Google Planilhas

Outros dois recursos do Google que podem ser ótimos na área da educação são o Google Docs e o Google Planilha. Ambos permitem edições colaborativas, ou seja, várias pessoas podem trabalhar em um mesmo texto/planilha e cada alteração fica salva em um histórico. Além disso, é possível inserir comentários no documento – ótima opção para feedbacks.

Jamboard

O Jamboard é um quadro colaborativo que pode ser compartilhado com os alunos e todos podem adicionar ideias, notas, imagens e muito mais.

Controle de conteúdo e aulas da educação a distância

Google Classroom

Centralize no Google Classroom as atividades, materiais e feedbacks das aulas. Com ele, você pode postar atividades e agendas com o dia e horário, além de convidar outros professores para colaborar.

Trello

Organize as entregas por meio de checklist e estabeleça prazos e responsáveis por cada tarefa dentro da ferramenta do Trello.

Evernote

Nessa ferramenta é possível inserir arquivos, compilar documentos, tirar fotos, criar listas de tarefas e muitas outras funções que facilitam o dia a dia do professor.

Apresentação de slides

Google Apresentações

O Google Apresentações também é um arquivo que pode ser construído online e de forma colaborativa. Ele conta com recursos como: inserção de vídeos e planilhas diretos do Google Drive, compartilhamento de link por e-mail, adição de comentários, entre outros.

Mentimeter

Esse também é um recurso colaborativo, que pode ser compartilhado com o link. Com o Mentimeter você pode adicionar informações em tempo real com pesquisas ao vivo. Além disso, também é possível ativar um quadro de perguntas e respostas durante a apresentação.

Sli.do

Assim como o Mentimeter, o Sli.do permite pesquisas web durante a apresentação e interações em tempo real. Ele também mostra um quadro de avaliações ao final da apresentação para que os alunos dêem um feedback sobre o trabalho exibido.

Canva

O Canva é uma plataforma de design que permite criar diversos elementos visuais, incluindo apresentações. Ele conta com vários modelos salvos de apresentações de diferentes temáticas.

Provas | Listas de Exercícios

Quizlet

Com o Quizlet é possível criar lista de exercícios e monitorar o engajamento do seu grupo de estudantes. Também é possível adicionar imagens, diagramas, gráficos e muito mais.

Kahoot

O Kahoot permite que, além de criar uma lista de exercícios, também se defina um tempo limite para a realização de cada resposta. O autor do documento recebe um feedback em planilha com as respostas.

Para criar

Coggle it

Para mapas mentais e fluxogramas, utilize o Coggle it para edições colaborativas e compartilhamento por imagem ou PDF.

ThingLink

Para criar imagens interativas o ThingLink pode ser um ótimo aliado. Com ele é possível inserir tags em fotos, desenhos, sites, vídeos, mapas, áudios e muito mais.

Youcut

Edite vídeos direto do seu celular com o Youcut. De forma simples, é possível inserir legendas, montar tutoriais, inserir efeitos sonoros, entre outros.

As ferramentas para educação a distância vieram para ficar!

Todos esses recursos tecnológicos facilitam a interação com os alunos e abrem caminho para uma nova forma de ensinar e aprender. Esperamos que essa lista ajude os profissionais a garantir uma educação a distância ainda melhor.

Você conhece outras ferramentas para educação a distância? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!