TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Benefícios das Metodologias Ativas de Ensino

Num mundo cada vez mais rápido, mais exigente e em constante mudança, o sucesso profissional de qualquer aluno dependerá da sua capacidade de adquirir inteligência emocional, de colaborar com colegas de diferentes perfis e de gerenciar problemas complexos. Por isso, as Metodologias Ativas de Ensino nasceram para que o modelo tradicional de educação fosse repensado. Veja neste artigo quais são os principais benefícios das Metodologias Ativas de Ensino e como elas podem auxiliar no modelo de aprendizagem moderno.

 

 

O que são Metodologias Ativas de Ensino?

 

São métodos nos quais o aluno é o principal agente de construção do conhecimento. Elas inovam o conceito de relação entre aluno e professor, buscando provocar mudanças nas práticas em sala de aula e estimular o aluno a participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com um estudo conduzido com abordagens de educação focadas em aprendizagem, estudantes aprendem mais quando participam do processo. Isso acontece porque as metodologias ativas incentivam o cérebro a ativar redes cognitivas e sensoriais, processando e armazenando com mais eficiência o conhecimento.

Saiba quais são as possibilidades de Metodologias Ativas aqui.

 

Benefícios das Metodologias Ativas de Ensino

Esses métodos trazem vantagens para as instituições e para os alunos. Confira os benefícios das Metodologias Ativas de Ensino:

  1. Desenvolve habilidades colaborativas

A colaboração é um pilar da maioria das abordagens de aprendizagem ativas. Em locais de trabalho cada vez mais voltados para a equipe, os alunos cuja única experiência é a individual ficarão em desvantagem. Trabalhando juntos, os alunos desenvolvem as habilidades de que precisam para agir de forma colaborativa em situações reais.

  1. Incentiva a tomada de decisões sob pressão

O aprendizado ativo tira os alunos de sua zona de conforto, criando um ambiente onde o risco é incentivado. À medida que ficam mais à vontade para compartilhar seus pensamentos, defendendo suas conclusões e construindo com as ideias uns dos outros, eles ganham confiança e autocontrole.

  1. Aumenta o envolvimento

Os alunos que estão aprendendo ativamente ficam completamente engajados. Seja resolvendo um problema, debatendo uma questão ou pesquisando um conceito, eles estão processando ideias e terão assim um entendimento mais profundo.

  1. Aumenta a retenção de conhecimento

De acordo com o Cone da Experiência de Dale, os alunos se lembram de cerca de 10% do que leem, 20% do que ouvem e 90% do que fazem. Com as Metodologias Ativas de Ensino, os alunos frequentemente estão aplicando suas ideias ou tomando decisões em métodos como a Simulação Realística.

  1. Promove a resolução de problemas reais

A capacidade de resolver problemas complexos foi apontada pelo  Fórum Econômico Mundial, em 2015, como a habilidade mais importante e necessária para empregos futuros. Desde então, como a COVID-19 mudou o mundo mais rápido do que imaginávamos, isso se tornou ainda mais crucial. Os alunos que aprendem por meio de Metodologias Ativas se deparam com situações verossímeis, dando confiança para que eles possam agir na prática da melhor forma.

 

Quer saber um pouco mais sobre os benefícios das Metodologias Ativas de Ensino? Entre em contato conosco!

 

FONTES: https://www.realinfluencers.es/en/2018/11/21/4th-survey-on-the-use-of-technology-in-education/

https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution/