TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Como a Covid-19 revolucionou a Educação de Profissionais de Saúde

Embora muitos pensem na pandemia de Covid-19 como uma fonte de ruptura, é provável que ela também seja vista como um catalisador para a transformação da Educação de Profissionais de Saúde – que já vinha mudando na última década. 

Educadores em todo o mundo reconheceram que a força de trabalho necessária  no setor da saúde  para o século XXI não só deve abraçar as habilidades tradicionais, mas também novas competências que são mais adequadas para enfrentar os desafios de hoje. 

Educação de Profissionais de Saúde

Essas competências incluem a capacidade de abordar questões de saúde pública e populacional, estar preparado para situações de tensão, incorporar dados e tecnologia ao serviço, entre outros. O ritmo da mudança tem sido constante, mas lento, limitado por preocupações sobre como equilibrar o tempo curricular entre as muitas áreas disciplinares importantes.

Porém, 2020 foi um ano em que os estudantes da área de saúde não só continuaram a aprender, mas também, em muitas circunstâncias, aceleraram sua obtenção  de competências que os profissionais modernos devem dominar para enfrentar essa pandemia e resolver outros problemas complexos de saúde.

 

Novos métodos de Educação de Profissionais de Saúde

Ao apoiar a aprendizagem durante esses tempos, instituições testaram novos métodos de ensino e investiram em treinamentos práticos e métodos ativos de ensino. Essas novas abordagens têm o potencial de catalisar a modernização da educação na saúde, com professores, alunos e funcionários reconhecendo cada vez mais que as novas abordagens são essenciais.

 

Educação continuada e aprendizado na pandemia

O artigo “The impact of the COVID-19 pandemic on medical education”, do British Journal of  Hospital Medicine, afirma que “a primeira responsabilidade dos estudantes de saúde é com sua educação continuada. Eles não devem comprometer sua prontidão para se qualificar no futuro, assumindo muitas responsabilidades adicionais”.

Segundo o artigo, daqui a décadas, um aluno pode perguntar: “Onde você estava na pandemia de 2020? Como foi? O que você aprendeu?”. Os alunos de hoje serão capazes de responder que não estiveram à margem, mas sim provando o seu valor e aprendendo lições que jamais esquecerão. É provável que essas lições sejam ainda mais importantes e influentes para os estudantes de hoje do que para qualquer outro. Pode não haver época melhor na história para aprender o que significa ser um profissional da saúde.

 

FONTE: British Journal of  Hospital Medicine