TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Como fica a imunização após Covid-19?

Desde o início da pandemia de Covid-19, tem havido um esforço para desenvolver uma vacina contra o vírus SARS-CoV-2. Embora os cientistas tenham trabalhado arduamente em muitas frentes para entender o vírus e desenvolver controles para ele, ainda há muito que não sabemos sobre a imunização após COVID-19, incluindo quanto tempo ela dura. Entenda aqui o que se sabe até agora.

Em um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, pesquisadores na Islândia estudaram 1.107 pessoas que se recuperaram da doença e testaram positivo para os anticorpos antivirais. Ao longo de um período de 4 meses, eles descobriram que os anticorpos contra a Covid-19 não haviam diminuído (ou seja, eles continuavam imunes).

Porém, um estudo na King’s College em Londres teve um resultado diferente: quase todas as 96 pessoas analisadas no estudo apresentaram anticorpos que poderiam neutralizar e parar o coronavírus – mas os níveis começaram a diminuir três meses após a pesquisa.

A possibilidade de que a proteção contra Covid-19 para quem já pegou a doença dure pouco tempo coloca em xeque teses que indicam que regiões que foram muito afetadas e agora registram queda nos casos – como Europa, EUA e cidades como São Paulo – estejam permanentemente protegidas.

Então, a verdade é que ainda não se sabe como fica a imunização após a Covid-19. Ainda não foi possível traçar um perfil imunológico preciso sobre a saúde destas pessoas depois da recuperação.

Reinfecção

A primeira morte por reinfecção de Covid-19 já foi registrada em uma idosa na Holanda. O relatório do caso foi divulgado por um grupo da Universidade de Maastricht, entre outras instituições. Segundo a artigo de descrição do caso, a idosa estava em tratamento contra um  câncer raro que começa nas células B e teve complicações devido à Covid-19.

Além disso, recentemente pesquisadores da Universidade de Hong Kong anunciaram ter comprovado, pela primeira vez, um caso de reinfecção por Covid-19. No Brasil, a USP e a Fundação Oswaldo Cruz investigam 20 suspeitas de reinfecção, segundo o Estadão. 

Por isto, não há certeza e nem se pode afirmar ainda se todas as pessoas que já pegaram estão efetivamente imunizadas ao novo coronavírus e nem quanto tempo essa suposta imunização pode durar. 

Imunização após Covid-19

Embora ainda não se saiba muito, o panorama geral indica que podemos desenvolver imunidade ao vírus por pelo menos 3 meses. Também há sinais de que a imunidade pode durar muito mais tempo.

Especialistas dizem que a melhor maneira de avançar no combate à Covid-19 é desenvolver uma vacina eficaz contra o vírus, já que ela criará imunidade coletiva.

Claro que entender como nosso sistema imunológico responde ao vírus é uma etapa importante no desenvolvimento de vacinas. Por isso sempre traremos as informações mais relevantes e atualizadas até você.

Várias vacinas promissoras estão em desenvolvimento, mas até que estejam disponíveis, devemos usar ferramentas como distanciamento físico e uso de máscara para manter a transmissão baixa.

FONTES: The New England Journal of Medicine
Estadão
G1
HealtLine
King’s College