TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

CORONAVÍRUS EM PAUTA NO IBKL

Diante do avanço do novo coronavírus em todo o mundo, o IBKL sintetizou as informações mais importantes divulgadas pelo Ministério da Saúde, para nossos seguidores.

1 – Como ocorre a contaminação?
Pelo ar, via tosse ou espirro de pessoas contaminadas, pela transmissão via secreções ou gotículas de saliva e pelo contato em objetos e superfícies contaminadas.

2- Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca ou com secreção, dores musculares e síndrome respiratória aguda severa.

3- Como se prevenir?
Lavar as mãos a cada três horas e antes de ingerir algum alimento, usando álcool gel como forma complementar de higienizar as mãos, cobrir a boca ao espirrar ou tossir, não tocar nos olhos, nariz e boca sem antes lavar as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar aglomerações, em caso de gripe usar máscara em locais públicos e evitar sair de casa, utilizar lenços descartáveis e lavar as mãos após utilizá-los.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Na dúvida sobre como proceder, os sites do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais possuem todas as informações que você precisa.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

A vacina contra a gripe influenza está sendo disponibilizada pelo governo a partir de 23 de março, para idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

A partir de 16 de abril para pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma, etc), profissionais de educação e das forças de segurança e salvamento.

A partir de 9 de maio, poderão ser vacinadas crianças entre seis meses e seis anos incompletos, pessoas a partir de 55 anos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e indígenas.

Ainda que não exista imunização contra o novo coronavírus, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação contra a gripe influenza como medida de contenção, já que pode diminuir a procura pelos serviços de saúde e também facilitar o diagnóstico para a Covid-19.

Dr. Josier Vilar, Diretor Presidente do IBKL, ressalta:
“o coronavírus MATA. Cada um de nós, especialmente os profissionais de saúde, tem de contribuir para reduzirmos, através das corretas informações, o risco que corremos. Estamos em estado de guerra sanitária contra o Covid-19!”