TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Dia dos Avós: os desafios de envelhecer com qualidade de vida

Você sabia que 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós?
E isso nos conduz a uma discussão importante: como nossa sociedade associa a ideia de uma envelhecimento  com qualidade de vida?

Considerando que o aumento da quantidade de pessoas idosas seja certamente consequência do prolongamento da vida, esse fenômeno resulta em diversas mudanças sociais, estruturais e, principalmente, culturais, gerando demandas específicas em relação ao idoso.

E muitos dos desafios consistem na questão de que, para atender tais demandas, são necessárias ações inovadoras, que melhorem o atendimento a essa faixa etária, já que, atualmente, nossa sociedade civil e os órgãos públicos não estão devidamente preparados para a atenção às pessoas idosas.

 

E qual o papel dos órgãos da saúde em relação ao envelhecimento com qualidade de vida?

Alcançar a qualidade de vida na velhice é algo comumente associado a levar uma vida ativa e a buscar hábitos saudáveis como: realizar atividades físicas, optar por uma alimentação mais saudável, etc.

No entanto, outros fatores também devem ser levados em consideração na garantia de um envelhecimento digno e seguro, como, por exemplo, quais são as políticas públicas ofertadas pelo Ministério da Saúde aos idosos.

Entre essas políticas, encontra-se a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, oferecida de maneira gratuita ao público, que identifica não somente quais capacidades funcionais dos idosos podem estar comprometidas, suas condições de saúde e quais as vulnerabilidades mais comuns, mas também orienta em relação a outros tópicos como, por exemplo, como prevenir quedas (veja mais sobre esse assunto aqui), como armazenar medicamentos e muitos outros pontos importantes.

O Ministério da Saúde também criou para gestores e profissionais de saúde o aplicativo Saúde da Pessoa Idosa, para que esses profissionais possam cooperar de maneira ativa com as melhorias na qualidade de vida dos idosos.

É assim que, juntos, toda a sociedade se envolve na busca por transformar a perspectiva de um envelhecimento saudável cada vez mais uma realidade mundial.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-09/dia-do-idoso-envelhecer-com-qualidade-de-vida-e-possivel