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Dia Mundial da Saúde e Nutrição - Veja dicas para manter uma rotina saudável

Hoje, 31 de março, é celebrado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, que fica como um lembrete para analisarmos nossos hábitos. Lançado em 2004 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a data também é um alerta sobre as condições alimentares das pessoas.

Dia Mundial da Nutrição

De acordo com o último IBGE sobre o tema, 96 milhões de pessoas, que equivale a 60,3% da população adulta do Brasil, apresentam IMC maior que 25 kg/m², sendo classificadas com excesso de peso. Essa perspectiva pode acarretar os chamados “riscos globais”, como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e até câncer. 

Por isso, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição, reunimos aqui algumas dicas de como manter uma rotina saudável mesmo durante o período de quarentena que estamos passando, confira:

 

Como manter uma rotina saudável durante a quarentena

1 – Rotina organizada

Embora muitas pessoas já tenham se acostumado com o isolamento social e até o home office, para algumas ainda é difícil manter uma rotina quando tudo parece que não tem hora certa. Por isso é muito importante estabelecer uma nova rotina, inclusive com hora para ir dormir. Isso evita que você durma pouco, deixe se levar pela preguiça de realizar atividades físicas ou que a alimentação saia do eixo.

2 – Cozinhe!

Viver de comida congelada é com certeza mais prático, mas esse tipo de alimento é inimigo da alimentação saudável. Adote o hábito de cozinhar a própria comida e inclua frutas, verduras e legumes no cardápio.

3 – Escolha um local para se exercitar

Além de escolher o horário ideal para mexer o corpo, é importante priorizar um ambiente propício para isso. Assim como um lugar para trabalhar, um ambiente para fazer atividade física faz com que você o associe mais fácil com essa prática.

Além disso, dê preferência à atividades que você gosta e que te fazem se sentir bem e feliz, seja yoga, exercícios aeróbicos ou ginástica funcional, por exemplo.

4 – Consulte um nutricionista

Eles fornecerão um plano de refeições detalhado que se encaixa com seu estilo de vida e objetivos. Entre as atuações do nutricionista, estão o combate à obesidade infantil, a orientação sobre a alimentação adequada para os idosos e a nutrição para gestantes, diabéticos, pessoas com hipertensão arterial etc. Além, é claro, de orientar dietas especiais para quem apresenta IMC elevado.

5 – Mais uma vez ela: água!

Um dos mais importantes hábitos saudáveis é manter a hidratação do corpo. Ingerir bastante líquido é essencial para manter o pleno funcionamento do organismo. O ideal é ir fracionando essa ingestão ao longo do dia, não esperando ter sede. Sucos adoçados, refrigerantes e outras bebidas industrializadas não são considerados aqui. 

 

Fonte: UNESCO.

OMS.