TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Dia Mundial de Higienização das Mãos - Veja 8 curiosidades 

Um hábito tão simples como lavar as mãos pode salvar vidas. Hoje, no Dia Mundial de Higienização das Mãos, vamos mostrar algumas curiosidades sobre o assunto e mostrar porque a data é usada por governos e organizações sanitárias para fazer com que isso faça parte do cotidiano de todos.

Vamos lá:

1 –  41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas lavando as mãos

Um estudo da Unicef mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos, removendo a infecção trazida por vírus e bactérias.

 

2 – Lavar as mãos é um dos principais atos de combate à epidemias

Para a prevenção de doenças como herpes, gripe e outras viroses, água e sabão nunca são demais. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias.

 

3 – Apenas 5% das pessoas lavam as mãos corretamente

Segundo estudo realizado pela Michigan State University, nos Estados Unidos, em 2013, apenas 5% das pessoas lavam as mãos corretamente. O estudo foi baseado na observação do comportamento de 3.749 pessoas em banheiros públicos: 33% não usaram sabonete, 10% sequer lavaram as mãos e apenas 5% lavaram as mãos por tempo suficiente para eliminar todos os germes causadores de doenças.

 

4 – 80% das doenças transmissíveis são contraídas pelo toque

Ao tocar a boca, nariz ou olhos com as mãos sujas você pode contrair (ou transmitir) diversas doenças. Se não estiverem bem lavadas e desinfetadas, as mãos podem ser um foco de infecções.

 

5 – Lavar as mãos corretamente diminui casos de diarreia em até 40%

O hábito pode reduzir em 50% o índice de mortes por diarreia, segundo a OMS. Cerca de 2 a 3 milhões de pessoas morrem a cada ano no ano por causa de diarreia. 

 

6 – A cada 15 segundos lavando as mãos, mais bactérias são eliminadas

Veja essas fotos com luz negra compartilhadas pela atriz Kristen Bell mostram o que acontece após lavar as mãos com água e sabão por 30 segundos:

7 – A maioria das bactérias estão em nossas digitais e debaixo das unhas

Você lembrou de limpar debaixo das unhas na última vez que lavou as mãos?

8 – O álcool em gel é tão eficaz para limpar as mãos quanto o uso de água com sabão

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade recomendada deve ser equivalente a um grão de ervilha, sendo suficiente para garantir uma eficiente higienização das mãos.

 

Cuidados básicos

A eficácia da higienização das mãos depende da duração e da técnica empregada. Só passar o sabonete – ou espalhar o álcool em gel – rapidamente pelas mãos não é suficiente.

Antes de iniciar a limpeza das mãos, retire anéis, pois sob esses objetos podem se acumular microorganismos. As pontas dos dedos, embaixo das unhas, entre os dedos e o polegar são as áreas mais negligenciadas na hora de higienizar as mãos.

 

Fontes:

Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Manual para Observadores, Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higienização das Mãos, Organização Pan-Americana da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2008.

UOL – Viva Bem Saúde.