TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Educação Continuada em Saúde - Entenda sua importância

A educação continuada é um componente essencial nos programas de formação e desenvolvimento de recursos humanos de instituições de qualquer área. Taka Oguisso, enfermeira e escritora brasileira reconhecida mundialmente pelo seu trabalho, afirma no artigo [..] que, “sendo o capital humano o elemento mais importante no funcionamento de qualquer empresa, grande ou pequena, pública ou privada, ele deve ser objeto de análises permanentes e de adequação de funções para melhorar a eficiência do trabalho, a competência profissional e o nível de satisfação do pessoal”. 

 

Definições internacionais de Educação Continuada em Saúde

Ao redor do mundo, diversos órgãos alertam para a importância da Educação Continuada em Saúde. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde, ela é “um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente, destinado a atualizar e melhorar a capacitação de pessoas, ou grupos, face à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais e aos objetivos e metas institucionais”. Assim, a educação continuada precisa ser considerada como parte de uma política global de qualificação dos trabalhadores de saúde, sempre com foco na necessidade prática.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a Educação Continuada como um processo que inclui as experiências posteriores ao ensino inicial, que ajudam o pessoal a aprender competências importantes para o seu trabalho. A educação continuada também é definida como “atualização e aquisição de novas informações com atividades de duração definida”.

Obervação: Esta última abordagem, inclusive, contribui para a ampliação do conceito de Educação Continuada, orientada para enriquecer a essência humana e suas subjetividades, em qualquer etapa da existência de todos os seres humanos e não somente de trabalhadores. 

 

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde

O Ministério da Saúde elaborou, em 2004, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Ela é o resultado de lutas e esforços promovidos pelos defensores do tema da educação dos profissionais de saúde, como forma de promover a transformação das práticas do trabalho. A PNEPS é uma das formas de valorizar a educação na área e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população brasileira.

 

Por que a Educação Continuada é tão importante?

A Educação Continuada, principalmente quando implementada dentro das instituições, considera a vivência de trabalho do profissional, onde a valorização desse saber aponta a realidade do serviço e a exposição das necessidades e problemas. Além disso, ela também estimula a troca de experiências e a criação de novas práticas e abordagens a partir do pensamento crítico gerado por esse processo. No IBKL por exemplo, a nossa metodologia inclui o Debriefing, que é uma discussão toda pautada no processo que os alunos vivenciaram com a Simulação Realística.

 Além da busca de metodologias diferenciadas para avançar no processo de ensino-aprendizagem (possibilitando favorecer a resolução de problemas da prática), a Educação Continuada também se preocupa com a valorização do ser humano. Com ela, os profissionais se sentem mais seguros ao realizar diversos procedimentos e com isso ganham também mais qualidade de vida e bem-estar.

 

FONTES: Condepe

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde

OMS

Organização Panamericana de Saúde