TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

EDUCAÇÃO É QUALIDADE DE VIDA

A população mundial aumentará em mais de 2 bilhões de pessoas até o ano 2050 e devemos ser capazes de garantir melhores condições de vida para mais pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento. É urgente proporcionar uma educação adequada, para que as novas gerações possam se integrar a mercados em vertiginosa transformação. Além disso, a automatização e as mudanças tecnológicas podem dificultar ainda mais encontrar emprego para os trabalhadores pouco qualificados.

A educação é um dos pilares da sociedade e no nosso emprego não é diferente. Um profissional capacitado não significa apenas maior salário, mas também maiores responsabilidades, mais satisfação e realização pessoal.

Para o Professor da UFF e Doutor em Letras pela UFRJ, Paulo Roberto Pereira, “a educação é a principal ferramenta para o esclarecimento e pode levar o indivíduo a uma vida mais bem sucedida tanto a nível profissional, como financeiro e pessoal. A educação molda a vida humana”.

Acompanhando a necessidade mundial de capacitação para diminuir a desigualdade social, e diante da pandemia de coronavírus que assola o país, o IBKL intensificou o desenvolvimento de conteúdos importantes no treinamento dos profissionais de saúde que estão atuando contra a Covid-19 e agilizou o início de suas operações de e-learning. “Nosso foco está em garantir a capacitação, que nesse cenário, é crucial para ajudar a preservar a vida”, afirma Lisia Fisher, Diretora de Comunicação e Experiência  do Cliente do IBKL.

“A educação na vida do profissional de saúde é o fluido vital que o mantém em uma jornada de muitos desafios. Reconhecer essa importância é compreender que a assistência à saúde do ser humano necessita de profissionais capacitados e atualizados constantemente. A educação transforma o profissional e o ser humano, pois abre um horizonte de crescimento em todos os aspectos. Naturalmente, aqueles mais capacitados tornam-se  aptos a maiores responsabilidades e, por consequência, maior remuneração em um mercado de trabalho tão disputado,” completa Victor Hugo Vieira, enfermeiro de Educação Permanente e Coordenador de Núcleos do IBKL,

Bernadete Weber, Superintendente de Responsabilidade Social do HCor – Hospital do Coração, de São Paulo, explica que “ o grau de educação é o grande diferencial na força de trabalho de uma empresa ou instituição. É pela educação que o trabalhador pode cumprir metas de alto impacto e maior valor agregado. Cada vez mais as exigências do mercado de trabalho impõem que a qualificação do trabalhador repercuta tanto na dimensão pessoal quanto profissional. Quanto maior o grau de cognição de uma pessoa, maior será a boa comunicação e a boa harmonia e compreensão entre o que faz, como vive e como se relaciona no ambiente que está inserido.”

Josier Vilar, Diretor Presidente do IBKL diz que “os profissionais de saúde ou de qualquer outro setor da economia, ao concluírem seus cursos universitários ou técnicos, recebem seus diplomas de que estão aptos legalmente a exercerem suas atividades. Isto, entretanto, não garante que estão capacitados a tomar decisões e gerenciar problemas. Esta é a principal razão para que as empresas e organizações públicas ou privadas necessitem construir estruturas, que permitam aos seus profissionais adquirirem
as competências técnicas e comportamentais necessárias para exercerem suas atividades com êxito. Transferir a esses profissionais adultos os conhecimentos, as habilidades e a atitude, num mundo que incorpora tecnologias e saberes numa velocidade assombrosa, não é simples e requer um método. A andragogia estuda exatamente isto, ou seja, como fazer com que os adultos, normalmente resistentes a mudanças de atitude, possam aceitar alterar seu habitual jeito de ver e fazer coisas, adequando-se a um novo modelo mental de enxergar o mundo e as pessoas.”

E finaliza: “os métodos ativos de ensino, utilizando técnicas de transmissão de conhecimento baseadas nas adequações a um mundo tecnológico e ao mesmo tempo tão carente de humanidade, é o desafio que temos de vencer. Este é o caminho pelo qual o IBKL optou.“

Mais informações sobre os cursos do IBKL pelo nosso site www.ibkl.com.br