TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

A educação permanente como ferramenta de gestão

A Educação Permanente pode ser compreendida como um processo de ensino-aprendizagem e como uma política de educação na saúde. Ela é uma articulação entre ensino, trabalho e cidadania, e firma vinculação entre formação, gestão setorial, atenção à saúde e participação social – características que a tornam uma importante ferramenta de gestão na saúde.

Importância da educação como ferramenta de gestão na saúde

Não se deve pensar a educação permanente como um processo que visa apenas “ensinar” algo. Ao estimular o pensamento crítico  dos profissionais sobre as suas práticas cotidianas, eles passam a reconhecer o próprio local de trabalho como um ambiente de novas construções de conhecimento de forma autônoma. Eles passam a ser co-gestores deste processo, proporcionando a transformação das práticas profissionais e também da própria organização do trabalho.

De acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS (2004), os núcleos de educação permanente acabam se mostrando um dispositivo de apoio à gestão, por serem um elemento de fortalecimento das equipes de trabalho e possibilitarem a construção de  estratégias e processos que qualifiquem a atenção e a gestão em saúde, produzindo um impacto positivo sobre a saúde individual e coletiva da população.

educação permanente e gestão na saúde

Neste novo modelo, a reorganização do trabalho de gestão e de atenção são constituídas de forma coletiva, valorizando o conhecimento e as habilidades de cada profissional. Os pactos para reorganizar o trabalho na gestão, na atenção e no controle social são construídos através do diálogo e da reflexão sobre a prática.

As equipes podem ser criativas no seu pensamento e na sua forma de atuação, permitindo a modificação dos espaços de cuidado. É uma estrutura que gera compromissos e possibilita simultaneamente o desenvolvimento entre os envolvidos no  processo, como os gestores, as instituições de ensino, os trabalhadores de saúde e os usuários – e, consequentemente, da qualidade da assistência.

A educação permanente fortalece ainda a autonomia e a tomada de decisão dos profissionais de saúde, e neste processo cada profissional se torna um elemento de cogestão do seu próprio trabalho e do ambiente em que se insere.  Para isso, o trabalho dentro das instituições deve funcionar em rede e não apenas partir de um organograma de funções hierárquicas e verticalizadas na organização e produção dos serviços. A proposta de uma rede de serviços é a de que todos os atores envolvidos sejam protagonistas e o trabalho seja construído e gerido coletivamente.

Educação permanente focada em resultados

Cada instituição tem um perfil, objetivos diferentes, demandas específicas e pontos de atenção únicos dentro da sua realidade. Por isso, é importante criar uma estratégia de educação permanente própria e focada nessa realidade única. Ao engajar toda a equipe em torno dos mesmos objetivos, o plano de educação potencializa a gestão institucional, transformando os profissionais de saúde em cogestores da instituição.

O potencial de transformação da educação é, sem dúvidas, significativo para as instituições de saúde. No entanto, programas de educação permanente não devem ser encaminhados de forma aleatória, sem uma metodologia bem definida ou uma estratégia alinhada aos objetivos centrais da instituição. Por isso, para aproveitar ao máximo os benefícios deste tipo de programa, é extremamente recomendável que se tenha um parceiro com expertise em soluções educacionais para saúde e ferramentas que auxiliem o desenvolvimento de um bom plano de educação.

O IBKL é a escolha ideal para as instituições que desejam investir em educação permanente na saúde de forma focada em resultados, na melhora dos indicadores e no desenvolvimento dos profissionais. Oferecemos uma solução educacional completa que inclui, entre outros benefícios, o auxílio à montagem dos centros de treinamento presenciais em simulação realística dentro dos hospitais, a elaboração de um plano de educação exclusivo para as necessidades de cada instituição, formação de instrutores, acesso integral a uma biblioteca de mais de 100 cursos, acompanhamento permanente e uma inovadora ferramenta de gestão online com dados atualizados em tempo real. Para ter acesso ao nosso pacote de serviços, entre em contato conosco e agende uma apresentação!