TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Efeitos da Covid-19 a longo prazo: como ela pode comprometer a saúde?

Os sintomas da Covid-19 são conhecidos e hoje vários tratamentos estão sendo desenvolvido para salvar vidas. No entanto, ainda não se sabe ao certo sobre o que acontece após a recuperação da doença. Neste artigo nós reunimos informações e pesquisas que mostram quais são os efeitos da Covid-19 a longo prazo.

Danos em órgãos

Segundo a Mayo Foundation for Medical Education and Research, os órgãos que podem ser afetados por Covid-19 incluem:

– Coração, os exames de imagem feitos meses após a recuperação mostraram danos duradouros no músculo cardíaco, mesmo em pessoas que apresentaram apenas sintomas leves. Isso pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca ou outras complicações no coração no futuro;
– Pulmões, o tipo de pneumonia frequentemente associado ao Covid-19 pode causar danos nos alvéolos, levando a problemas respiratórios de longo prazo;
– Cérebro, mesmo em jovens, a Covid-19 pode causar derrames, convulsões e síndrome de Guillain-Barré – uma condição que causa paralisia temporária. Segundo o artigo, a doença também pode aumentar o risco de desenvolver doença de Parkinson e doença de Alzheimer.

Coágulos e problemas de vasos sanguíneos

A Covid-19 pode tornar as células sanguíneas mais propensas a se agrupar e formar coágulos. Embora coágulos grandes possam causar ataques cardíacos e derrames, acredita-se que muitos dos danos causados ​​sejam originados de coágulos muito pequenos que bloqueiam vasos sanguíneos minúsculos (capilares) no coração.

Outros órgãos afetados por coágulos sanguíneos incluem os pulmões, pernas, fígado e rins.

Síndrome de cuidados pós-intensivos

Embora a colocação na UTI de um hospital possa salvar a vida de pacientes com doenças graves, também pode trazer consequências significativas para a saúde.

Geralmente as pessoas que precisam de cuidados intensivos têm maior risco de problemas de saúde mental, como transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), ansiedade e depressão quando são liberadas do tratamento, de acordo com a Weill Cornell Medicine, em Nova York. Eles também podem ter prejuízo cognitivo significativo e capacidade física limitada.

Muitos efeitos da Covid-19 a longo prazo ainda são desconhecidos

Muito ainda se desconhece sobre como essa doença afetará as pessoas ao longo do tempo. No entanto, os pesquisadores recomendam que os médicos monitorem de perto as pessoas que tiveram o vírus, para ver como seus órgãos estão funcionando após a recuperação.

É importante lembrar que a maioria das pessoas com Covid-19 se recupera rapidamente, mas os problemas duradouros que estão vindo à tona mostram que é ainda muito importante reduzir a propagação da doença seguindo precauções, evitando multidões e usando a máscara.

Fontes: Mayo Foundation for Medical Education and Research
Weill Cornell Medicine
Healthline
CNN Brasil