TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

IBKL apoia o 1º Congresso Brasileiro para a Qualidade do Cuidado e Segurança do paciente

O IBKL é um dos apoiadores do 1° Congresso Brasileiro para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, que ocorre entre os dias 5 e 7 de junho no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), e reúne mais de mil participantes para debater e construir propostas para avançar numa área que ainda é um desafio para o Brasil.

Educação na saúde é um dos temas do Congresso

O uso da educação e pesquisa para a qualidade do cuidado e segurança do paciente é um dos temas abordados pelo congresso. Para Victor Grabois, presidente da SOBRASP, a educação permanente tem um papel fundamental na geração de conhecimento para profissionais de  saúde: “A educação permanente trabalha a partir da realidade dos profissionais, das suas dificuldades e do que eles aprendem no dia-a-dia. Isso pode ser analisado e trabalhado para gerar um conhecimento novo, uma nova aprendizagem”, opina.

Congresso

Victor Grabois, presidente da SOBRASP (Divulgação: SOBRASP)

A metodologia da simulação realística, utilizada pelo IBKL em seus treinamentos, ajuda a promover o que Grabois define como a aquisição de habilidades e de comportamentos: “Os ambientes de simulação da realidade permitem que as pessoas errem e esses erros não causem nenhum dano a ninguém, porque é um erro em uma situação controlada. Não é In Vivo, mas é In Vitro. Isso também é interessante para aperfeiçoar tanto habilidades as técnicas, quanto as habilidades de trabalho em equipe, comunicação, prognósticos difíceis, divisão de trabalho, resolução de conflitos, habilidades importantes para os profissionais de saúde”.

O público do congresso é bem diversificado, formado por jovens médicos, enfermeiros e farmacêuticos, gestores de planos de saúde e hospitais, pessoas envolvidas com núcleos de segurança do paciente, da área de qualidade, acadêmicos, pesquisadores e docentes. Um mix abrangente de visões e conhecimentos que se somam em busca das melhores soluções para a saúde brasileira, especialmente no que toca o tema da qualidade do cuidado e segurança do paciente.

Além de um dos patrocinadores do evento, o IBKL também estará representado no time de palestrantes por Cristiana Silveira, nossa Gerente de Soluções Educacionais. Ela participará da Mesa Redonda que tem como tema a Educação para Segurança do Paciente, com a palestra “Estratégias pedagógicas para o ensino- aprendizagem de habilidades não técnicas”. A mesa Redonda será moderada por Sabrina da Costa Machado Duarte (UFRJ) e contará ainda com as palestras “Ensino de Segurança do Paciente: o que, para quem e quando”, de Vera Marra (Fundação Saúde do Rio de Janeiro), e “Educação interprofissional em Segurança do Paciente”, de  Marise Reis de Freitas (UFRN).

O 1° Congresso Brasileiro para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente acontece no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro entre 5, 6 e 7 de junho. Para mais informações, acesse o site oficial:  http://www.sobrasp2019.com.br/