TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

IBKL MOBILIZA: ENFRENTANDO O CORONAVÍRUS ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO

Em tempos de coronavírus, quando o distanciamento social molda o formato das novas relações, pensar em economia compartilhada pode parecer uma loucura. O quarto virou escritório, deixando os espaços de coworking vazios. Ir à lavanderia virou atividade de alto risco.

Mas a essência da economia colaborativa está na ideia de que quando as pessoas unem suas forças podem gerar mudanças mais sólidas.

Para saber mais sobre economia compartilhada clique aqui.

E foi pensando nisso que o IBKL se juntou ao Centro de Treinamento Berkeley, à Sphera Educacional e com o apoio do CREMERJ lançou o IBKL MOBILIZA, projeto de treinamento gratuito, para ajudar os profissionais de saúde a se prepararem para a luta contra o coronavírus.

Thiago Ungier, Diretor Executivo do IBKL, explica: “o mundo entrou na guerra contra um inimigo comum, o coronavírus, e os profissionais de saúde são os soldados na linha de frente. Em um cenário onde capacitação é, sem dúvida, uma das principais armas disponíveis e os treinamentos práticos presenciais são essenciais no processo de retenção do conhecimento, nós no IBKL não poderíamos ficar de fora da batalha.”

Saiba mais sobre os riscos que o coronavírus representa para os profissionais de saúde.

Os treinamentos acontecem na Berkeley, que disponibilizou suas instalações e equipamentos. A Sphera Educacional desenvolveu o hotsite onde é possível obter informações sobre o projeto e acessar a secretaria acadêmica (cadastramento e matrícula dos alunos). E o IBKL, idealizador do projeto, não só desenvolveu e/ou adaptou os conteúdos, mas também convocou um verdadeiro exército de Instrutores Voluntários para se juntar a sua equipe de Soluções Educacionais.

Mais de 120 profissionais já se inscreveram para treinamentos nos procedimentos mais importantes na prevenção e tratamento da Covid-19, tais como intubação em sequência rápida, triagem e classificação de risco e manejo de corpos após a morte.

Para o Diretor de Soluções Educacionais no IBKL, Bruno Zawadzki, no momento é muito difícil encontrar empresas que forneçam treinamento prático por conta da situação pandêmica que estamos vivendo.

Zawadzki complementa: “Diversos profissionais da saúde foram realocados ou voluntariamente buscaram atuar em posições para as quais não estavam preparados, em decorrência da demanda crescente de pacientes com suspeita ou com a Covid-19 confirmada. Como algumas dessas habilidades são fundamentais para mudarem desfechos clínicos destes pacientes, o IBKL vem realizando cursos práticos presenciais visando o treinamento de tais habilidades e ajudar a mudar a história natural da doença.”

Para a enfermeira Rafaela Coutinho Barcelos Freitas, que fez o curso de triagem e classificação de risco para a Covid-19,” foi da maior importância ter acesso a este tipo de informação, com um conteúdo amplo, acessível e objetivo, fornecendo uma capacitação que não estamos conseguindo no mercado e tanto necessitamos para enfrentar esta pandemia.”

A médica Laís Baptista Abreu da Silva que fez o curso de manejo de corpos após a morte, explica que ainda que os médicos não lidem com os corpos dos pacientes, no caso da Covid-19, a transmissão pode ocorrer mesmo após a morte, e as informações passadas pelo curso são muito importantes para a proteção pessoal do médico e para que este possa orientar técnicos e enfermeiros. E complementa: “Para nós foi muito proveitoso, especialmente porque este tipo de ensinamento não é passado na graduação do curso de medicina.”

Então, se havia quem acreditasse que a pandemia de COVID-19 faria com que a economia colaborativa retrocedesse alguns passos, o IBKL MOBILIZA vem, na verdade, confirmar a sua essência, de que unindo forças as pessoas por trás das marcas são capazes de fazer a maior diferença.

Conheça o IBKL MOBILIZA.

Nossos agradecimentos aos Instrutores Voluntários sem os quais o projeto não poderia existir:

Sabrina Esteves
Fernanda Monte
Geraldo Gonçalves
Nicole Durão
Wander Furtado
Paulo Otávio
Américo
Bernardo Rivello