TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

IBKL PARTICIPA DO PROJETO HOTÉIS SOLIDÁRIOS COM A SAÚDE

O IBKL foi quem realizou o treinamento das equipes dos hotéis que vão participar do projeto HOTÉIS SOLIDÁRIOS COM A SAÚDE, para hospedar profissionais da área da saúde após seus plantões em ambientes de risco como emergências, UTIs e UPAS.

Esta iniciativa é uma parceria do FIS-Fórum Inovação Saúde com hotéis do Rio de Janeiro, Instituto da Criança e da plataforma de crowdfunding Benfeitoria.com, com o suporte do IBKL e apoio da Secretaria Estadual de Saúde e diversos setores empresariais do Rio. Os hotéis que aderirem ao programa cobrarão uma diária social de R$ 100,00, com café da manhã. Não haverá custo para os profissionais de saúde. Todo o custeio será bancado pela iniciativa privada, através das doações captadas através da plataforma de crowdfunding Benfeitoria.com.

Segundo Bruno Zawadzki, Diretor de Soluções Educacionais do IBKL, ”fizemos uma parceria com os HOTÉIS SOLIDÁRIOS para que a informação correta e precisa chegasse às pessoas que vão trabalhar nos hotéis, assistindo aos profissionais de saúde que vão estar hospedados. Para todos os profissionais: equipes de limpeza, de governança, recepção e supervisores, montamos um material para que essas pessoas possam estruturar seus hotéis de forma a garantir a segurança dos que vão estar trabalhando e dos profissionais de saúde, que potencialmente têm o risco de estarem contaminados, podendo contaminar outras pessoas.

Para isso, fizemos uma ampla pesquisa e montamos o material todo baseado em evidências científicas e orientações do Ministério da Saúde e da OMS-Organização Mundial de Saúde, para que tanto os profissionais dos hotéis, quando os de saúde, fiquem resguardados.

Isso foi muito importante, porque percebemos que os profissionais da rede hoteleira, embora quisessem muito ajudar, tinham suas angústias e medos, muito por conta da desinformação. Com o material do IBKL eles passaram a entender os riscos e como se prevenir, o que fez com que a ansiedade diminuísse e todos ficassem melhor preparados, para poder estar ajudando e trabalhando nesse projeto solidário sensacional que foi montado.

O IBKL montou um manual e fez todo o treinamento, para que as equipes possam trabalhar com tranqüilidade e segurança dentro dos hotéis parceiros do projeto HOTÉIS SOLIDÁRIOS.”

Segundo o médico e gestor em saúde Josier Vilar, Presidente do FIS e Diretor Presidente do IBKL, “com o projeto HOTÉIS SOLIDÁRIOS garantimos que nas 24 horas que sucedem a um plantão em ambientes de risco, nossos profissionais de saúde possam ficar hospedados em hotéis, evitando contato com seus familiares. Não precisarão mais ir direto para suas casas, onde muitas vezes convivem com crianças e idosos e são pressionados pela família para não ir trabalhar.

Estes profissionais agora, poderão ir para hotéis onde se higienizam, repousam e ficam protegidos, por equipes especialmente treinadas, que também estarão protegidas por uma distância social, máscaras e aventais para evitar qualquer contaminação. É uma forma de protegermos os profissionais de saúde para que não deixem seus plantões e possam atender melhor a população.”

O Manual de Procedimentos de Segurança para o projeto HOTÉIS SOLIDÁRIOS pode ser acessado no site ibkl.com.br.