TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Parceria IBKL - UFF inaugura centro de simulação no Hospital Universitário Antonio Pedro

Graças a uma parceria entre a UFF e o IBKL, o Hospital Universitário Antonio Pedro fez história como o primeiro hospital universitário do Rio de Janeiro a inaugurar um centro de simulação realística. O espaço será utilizado para capacitar a equipe multidisciplinar do hospital e residentes e discentes dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense em habilidades técnicas e comportamentais que beneficiarão tanto os profissionais, quanto a população atendida pelo Huap.

Convênio com IBKL manterá ensino com metodologia da simulação realística

O convênio assinado entre o Hospital Antonio Pedro e o IBKL prevê que cerca de 600 profissionais e alunos sejam treinados no novo centro de simulação realística. A instituição terá acesso a todos os serviços incluídos no pacote Medflix e aos cursos disponibilizados na biblioteca do IBKL.

A metodologia ativa de ensino do IBKL utiliza tecnologias inovadoras como robôs, equipamentos e atores que simulam situações práticas de atendimento em um ambiente controlado, garantindo que os profissionais estejam mais preparados para tomar decisões em situações reais de grande estresse e realizar procedimentos complexos com mais segurança para os pacientes.

O presidente do IBKL, Josier Vilar, é um ex-aluno de Medicina da UFF e comemora este novo passo em direção a uma educação cada vez mais qualificada: “Essa relação que estamos construindo tem o sentido de prover a UFF com ferramentas capazes de gerenciar a qualificação dos profissionais de saúdes em todos os níveis. Técnicos e professores poderão usufruir da capacitação do ponto de vista comportamental, que será um diferencial muito grande”, afirma.

uff ibkl simulação

Em entrevista ao site da UFF, o reitor da Universidade, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, também declarou que a parceria vai trazer impactos positivos à população atendida pelo hospital:  “Essa cooperação com o IBKL coroa uma iniciativa de ampliar os serviços oferecidos aos profissionais do Hospital e alunos da UFF, com o objetivo não somente de qualificar nosso pessoal, mas também de oferecer um retorno direto à população de Niterói e região”, explica.

IBKL ganha espaço no mercado com parceria inovadora

Ao inaugurar o primeiro centro de simulação em um hospital universitário do Rio de Janeiro, o IBKL se especializa em mais um tipo distinto de operação e treinamento, e a ideia é expandir o formato e levar a solução educacional inovadora para cada vez mais instituições do tipo, resultando em melhores atendimentos na rede pública e mais qualidade de vida aos profissionais de saúde, como pontua o Diretor Executivo do IBKL, Thiago Ungier:

“Estamos muito entusiasmados com essa oportunidade, de estabelecer uma parceria com um hospital universitário de referência como o Hospital Antonio Pedro. Vamos poder contribuir efetivamente para a melhor qualificação da equipe tanto no aspecto técnico quanto comportamental. Essa parceria vai proporcionar uma entrega ainda melhor na qualidade de assistência para os pacientes”, opina Thiago.

Iniciativas como esta geram mais segurança para médicos, enfermeiros e técnicos tomarem decisões no dia-a-dia de atendimento, reduzem os índices de conflitos e, consequentemente, melhoram a qualidade de vida do profissional de saúde, o que hoje em dia é considerado um importante valor por instituições da área:

“O estresse associado ao profissional de saúde é muito potencializado porque ele não se sente confortável e habilitado para executar suas atividades do dia-a-dia. Então, além de oferecer assistência de qualidade, pelo menor custo e com a melhor experiência do paciente, o mercado também se preocupa com a experiência do profissional de saúde, e a educação desempenha um grande papel nisso”, conclui o Diretor Executivo do IBKL.