TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Medicina da Unaerp terá aulas com a metodologia IBKL de ensino

O IBKL chegou ao interior de São Paulo! A partir do próximo período letivo, os alunos de medicina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) já terão aulas utilizando a metodologia de simulação realística desenvolvida pelo IBKL, que proporciona um índice de aprendizagem comprovadamente maior que os métodos de ensino exclusivamente teóricos.

Unaerp investe em inovação para melhorar qualidade do ensino

A Medicina da Unaerp terá acesso às soluções educacionais do IBKL para utilizá-las de maneira sinérgica à sua matriz curricular. Seus alunos se juntarão aos 23 mil usuários já envolvidos no Portal IBKL e o laboratório de Simulação da universidade fica sob coordenação da Professora Priscila Roncato.

Os primeiros alunos capacitados pela metodologia de simulação realística serão os estudantes do ciclo básico. Pouco a pouco, no entanto, a Unaerp pode ampliar seu alcance para atender aos cerca de 1.000 alunos da faculdade de medicina e, possivelmente, estender as atividades para outros cursos da área de saúde.

Thiago Ungier, Diretor Executivo do IBKL, fala sobre a importância da nova parceria com a Universidade: “Estar junto à Unaerp, um dos maiores polos de ensino superior e tecnológico do interior do Estado de São Paulo, é motivo de muito orgulho para o IBKL. Sem dúvida, esta parceria representa mais um importante passo na busca das melhores soluções educacionais para a saúde brasileira”, celebra.

unaerp

O investimento nesta inovadora metodologia ativa de ensino é justificado pelos excelentes resultados que ela tem demonstrado quando aplicada a instituições de ensino de nível superior. Nas aulas em que algum método ativo é utilizado, o aluno é incitado a procurar respostas para a solução de problemas, trabalhar em equipe e desenvolver organicamente as habilidades que serão necessárias para o exercício da sua profissão no futuro.

A inclusão da simulação realística no currículo acadêmico não significa o abandono dos formatos estritamente teóricos, e sim uma metodologia complementar, para desenvolver de forma mais eficiente algumas habilidades que, antes, o aluno só começava a desenvolver quando já estava atuando na sua área de formação. As disciplinas baseadas em métodos ativos são introduzidas de forma estruturada e alinhada com a grade curricular.

Mais autonomia para alunos de medicina da Unaerp

Entre as vantagens da simulação realística estão a autonomia que o aluno ganha para  buscar soluções para as questões do dia a dia e a flexibilidade para resolver problemas. Ele é incentivado a sair das aulas e continuar a reflexão sobre o que aprendeu, além de buscar novas informações de fontes seguras e aprender alternativas para resolver o mesmo problema, amplificando o raciocínio e a bagagem teórica adquirida.

Ter esse tipo de experiência durante a graduação torna os recém-formados mais qualificados e seguros para o mercado de trabalho, aumentando sua empregabilidade e a qualidade do atendimento prestado desde o início da carreira. São adquiridas competências que vão auxiliar o exercício da profissão para toda a vida.