TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

OS DESAFIOS DA ENFERMAGEM

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo, que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Em 2020, a enfermagem, que é a profissão do cuidado, será comemorada mundialmente. Isso porque a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e a OMS (Organização Mundial de Saúde) elegeram esse como o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia.


Com o objetivo de buscar mais investimentos para melhorar as condições de trabalho, educação e desenvolvimento desses profissionais, a data comemorativa vem reconhecer a importância do trabalho feito por enfermeirxs e parteiras.

Estima-se que o mundo precise de mais de 9 milhões desses profissionais para conseguir cumprir a meta de cobertura universal de saúde até 2.030, garantindo que pessoas e comunidades recebam serviços de saúde essenciais e de qualidade, independente de dificuldades financeiras.

Para saber mais sobre o CUS (Cobertura Universal de Saúde) clique aqui.

A enfermagem é uma profissão que envolve aspectos humanos, técnicos e científicos e deve ser muito bem elaborada. Se fizermos uma retrospectiva, veremos o quanto a profissão se modernizou e expandiu sua atuação nos últimos anos. Hoje os profissionais estão envolvidos em pesquisas, projetos e programas de saúde, nas universidades, no empreendedorismo e em muitas outras frentes de trabalho, onde atuam com competência, superando as adversidades diárias, como nos tempos atuais, quando se tornaram os heróis no enfrentamento da pandemia do Coronavírus.

No Brasil, mais de 70% dos enfermeiros são especialistas e temos um dos maiores números de mestres, doutores e pós-doutores entre as profissões regulamentadas.

Luciana Santos de Carvalho, enfermeira da equipe de Soluções Educacionais do IBKL e da Unidade de Educação Permanente do INTO, fala de sua experiência profissional nestes momentos difíceis: “Estamos preparados para alterações na nossa escala de plantão, ver diariamente o sofrimento das pessoas, enfrentando a dura realidade de nos isolar de nossa família, não estar presente no Dia das Mães nem nos aniversários. Nossos colegas estão sendo afastados, internados e alguns intubados. Estamos nos adaptando, todo o dia, a uma nova situação e todos trabalham juntos. Quando o Coronavírus passar, poderemos avaliar no que erramos e acertamos e compartilhar experiências que ajudarão a cuidar de mais vidas.”

Para Victor Hugo Vieira, enfermeiro de Educação Permanente e Coordenador de Núcleos do IBKL, ajudar seus colegas a estarem preparados para esse momento de enfrentamento à pandemia é fundamental para a preservação deles como profissionais e da população que precisa de profissionais bem capacitados: “Escolhi a enfermagem porque queria cuidar das pessoas, o pensamento era simples. Ao longo do caminho, descobri que cuidar bem das pessoas exigiria muito estudo e dedicação. Também fui inspirado pelo meu avô, um excelente profissional de enfermagem, que fazia meu coração bater acelerado com as histórias que contava sobre resgates e cuidados a pacientes. Eram emocionantes!”

O IBKL presta suas homenagens aos enfermeiros que estão mostrando todo o seu valor no mundo inteiro, neste momento de dor e sofrimento na luta contra a COVID-19.

 

Fontes:

https://nacoesunidas.org/oms-define-2020-como-ano-internacional-dos-profissionais-de-enfermagem-e-obstetricia/amp/

https://www.who.int/world-health-day/pt/world-health-day-2019/fact-sheets/details/universal-health-coverage-(uhc)