TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Pronep Life Care encara desafios para manter excelência na educação continuada

O ano de 2019 foi marcado por grandes mudanças no país e também na área de saúde. Manter o crescimento e atingir bons resultados foi uma preocupação para a maioria das instituições, mas isso só é possível quando o treinamento dos profissionais entra na lista de prioridades. É o que comprova a experiência que a Pronep Life Care dividiu com outros instrutores durante o IBKL Connect.

O desafio da transição institucional

Há cerca de um ano, o grupo francês Sodexo comprou a empresa brasileira Pronep, especializada em serviços de home care (atendimento de saúde domiciliar) com uma carteira de mais de mil pacientes. Por isso, em 2019 eles precisaram se adaptar às novas diretrizes e exigências dos sócios recém chegados, que também possuem expertise no mercado de home care no exterior.

Vagner Araujo, Coordenador de educação continuada na Pronep, falou durante o IBKL Connect sobre o cenário que a empresa enfrentou em 2019:  “Desde novembro de 2018 nós enfrentamos muitos desafios. Primeiro nós fomos comprados por um sócio novo, o que muda muita coisa. Também tivemos um termo de ajustamento de conduta que nos proibia fazer treinamentos diretamente com os profissionais, e além disso 2019 também foi um ano de acreditação.”

Os impactos da educação continuada na Pronep

A empresa, que já vinha obtendo bons resultados com a educação continuada, precisou interromper o plano de educação em simulação traçado em parceria com o IBKL devido ao termo de ajustamento de conduta e adotar uma solução alternativa terceirizando os treinamentos. Durante este período, a Pronep viu diversos indicadores de qualidade caírem em relação ao ano anterior.

pronep

“Reformulamos toda a forma de treinamento, acabamos terceirizando os treinamentos com outra empresa e percebemos um déficit na qualidade. A gente percebeu que não era o ideal, renegociamos os termos da TAC e trouxemos de novo o treinamento para dentro da Pronep”, conta Vagner.

Ao retomar os treinamentos com a metodologia IBKL, a Pronep voltou a ver seus indicadores de qualidade subirem, o desempenho dos profissionais de saúde melhorar e tudo isso acompanhou um crescimento da empresa, que deve se expandir ainda mais em 2020, segundo o Coordenador:

“Temos expectativa de expansão geográfica para outros estados, e com isso pretendemos regionalizar também a estratégia educacional, adotando um plano de ensino por estado porque as unidades estão caminhando em ritmos diferentes, com necessidades diferentes”.

A experiência da empresa de Home Care mostrou que nos momentos mais difíceis, o investimento em um bom programa de educação continuada é fundamental para manter a qualidade dos serviços prestados e o crescimento institucional. Não à toa, a Pronep venceu o Prêmio Distinção IBKL na categoria Desafio, pela maneira como realizou um programa de educação permanente com real impacto institucional em meio a um cenário tão complexo.

Se você também quer um plano de educação de excelência em sua instituição de saúde, entre em contato com o IBKL e vamos conversar sobre as melhores soluções educacionais para as suas necessidades. Continue acompanhando nos próximos dias os cases de sucesso dos nossos clientes em nosso blog e redes sociais.