TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Redes sociais da Saúde: conheça os benefícios e novidades

O brasileiro está cada vez mais conectado, especialmente nas redes sociais. Somos um dos três países do mundo com uma média superior a 9 horas por dia navegando na Internet, e um dos dois únicos países em que o tempo diário em redes sociais supera 3 horas e meia. De olho nessa tendência de comportamento, o mercado da saúde já tem suas próprias redes sociais com grandes benefícios para o usuário além de passar o tempo na web.

Modelos de redes sociais da saúde

Atualmente existem diversos formatos de redes sociais de saúde, com diferentes focos de interesse e públicos-alvo. Há plataformas focadas nos pacientes, em que as pessoas se conectam com outras que têm a mesma doença ou condição e acompanham e compartilham suas próprias experiências com o objetivo de melhorar os resultados.

Algumas redes seguem a linha da pesquisa, e permitem que pessoas comuns possam criar e compartilhar seus próprios estudos sobre saúde de forma menos burocrática. Há ainda espaços virtuais para a troca de experiências entre familiares e cuidadores de pacientes, com indicações de serviços e dicas para lidar com pessoas em condições que necessitam de cuidados especiais.

redes sociais saúde

Benefícios das redes para profissionais de saúde

É claro que os profissionais de saúde também têm vez neste mercado. É possível otimizar o tempo conectado para trocar experiências e compartilhar conhecimentos importantes com outros profissionais do setor. As redes sociais podem ser uma ferramenta para democratizar informações, promover o debate de questões importantes e, desta forma, engajar cada vez mais profissionais, estimulando o interesse pela saúde de forma mais ampla que apenas a execução das atividades do dia-a-dia.

O ambiente virtual e mais informal das redes pode ajudar a aliviar o estresse que é tão comum aos profissionais de saúde, sem necessariamente desviar a atenção ao tema principal. Possibilitar o intercâmbio de experiências entre diferentes instituições é um ponto positivo para todos, e profissionais mais engajados tendem a trabalhar com mais prazer e apresentar melhores resultados.

Portal IBKL

O novo Portal IBKL, que será lançado em breve, além de ser uma ferramenta de gestão dos treinamentos em simulação realística realizados pelos assinantes do Medflix, também funcionará como uma rede social. Todos os usuários poderão compartilhar conteúdos relevantes, suas conquistas e treinamentos, além de se conectarem facilmente com outros profissionais de diversas instituições de saúde.

Rachel Vasconcelos, enfermeira, instrutora e supervisora de educação permanente da Maternidade Perinatal, teve acesso a uma versão experimental do Portal IBKL antes do lançamento e destacou a funcionalidade como um dos pontos positivos: “É interessante a conectividade. A comunicação entre os instrutores e os alunos tende a melhorar, por estarmos mais conectados. Também podemos fazer benchmark, compartilhando os dados dos cursos com outras instituições”.

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais detalhes sobre o lançamento do novo Portal IBKL!