TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Repensando a Saúde Brasileira: Destaques do Fórum Inovação Saúde 2020

Na semana passada, entre os dias 9 e 11 de novembro, aconteceu a vigésima edição do FIS – Fórum Inovação Saúde – que teve o IBKL entre seus patrocinadores. Veja aqui os destaques do Fórum Inovação Saúde 2020

Fórum Inovação Saúde 2020

O evento contou com a participação de diversos especialistas, trazendo destaques importantes para o cenário nacional e internacional nos aspectos de governança, inovação tecnológica e educação. Com a missão de apresentar ferramentas para o enfrentamento de desafios na saúde brasileira, o Fórum Inovação Saúde buscou reunir experiências de sucesso no mundo inteiro.

Abertura

Como destaque, na abertura do evento ocorreu a palestra do Professor Marcelo Gleiser, que demonstrou a necessidade e a importância da pesquisa tecnológica e da formação de uma geração de cientistas para um país permanecer como protagonista no século XXI. Neste sentido, compreender a posição estratégica que a educação possui é fundamental para o alcance deste protagonismo destacado por Marcelo Gleiser.

Educação e saúde

Ainda neste contexto, André Volchan destacou, em outra mesa, pontos como a multidisciplinaridade do processo de formação, a capacitação profissional e a importância de trabalhar tanto as questões técnicas como a matriz de competências comportamentais.

Através das falas das professoras Denise Carvalho e Montserrat Sánchez, foi possível compreender que independente das novas tecnologias, o profissional de saúde precisa do treinamento prático/presencial, que deve ser realizado a partir de uma abordagem híbrida proposta atualmente em alguns modelos educacionais.

As metodologias ativas de ensino e a educação digital também receberam destaque através das falas de Bruno Zawadzki, Diretor de Soluções Educacionais do IBKL, e de Silvio Pessanha, ambos médicos, professores e especialistas no assunto, considerando estas ferramentas como de fundamental importância na inovação da educação corporativa e acadêmica.

Saúde no mundo

Aliado à educação, as inovações no modelo de gestão e governança apresentados durante o evento inspiram a busca por um sistema de saúde brasileiro de melhor qualidade para população. Independente das nuances do setor público e privado, entende-se que ambos devem trabalhar de forma integrada para melhorar o panorama atual e trazer avanços que beneficiem a população.

A opção de remuneração por desempenho também foi abordada no FIS 20 no painel que descreveu o modelo americano. Nessa discussão, foi possível ainda entender a importância do setor privado do sistema de saúde americano, praticando o conceito de medicina baseada em valor, além da produção e uso dos dados do setor, que são demonstrações dos avanços propostos para a saúde do século XXI.

Outros destaques importantes foram trazidos nas apresentações do sistema de saúde holandês e português. Foi demonstrada a relevância e eficiência da atenção primária nestes dois países, contribuindo de maneira relevante para o aumento da expectativa de vida em ambos e diminuindo consideravelmente o custo do setor da saúde.

Já com Israel, aprendemos a utilizar a tecnologia de maneira eficiente. O modelo demonstrou sucesso na produção e gestão dos dados, transformando essa base de dados em melhores desfechos assistenciais e em redução no custo. Assim, foi deixado para o sistema de saúde brasileiro a mensagem do poder de transformação da atenção primária e os benefícios de uma boa gestão de dados, além da necessidade de reavaliação da alocação de recursos com a gestão adequada dos mesmos.

Sala IBKL

Em sua última mesa, que aconteceu na sala IBKL, o evento discutiu o protagonismo do cidadão em sua saúde e os desafios a serem enfrentados pelos gestores públicos e privados.

Como mensagem final, Dr Josier Vilar, Presidente da iniciativa FIS e Presidente do IBKL explica: “o FIS 20 permitiu que os dilemas, os desafios e os paradoxos da saúde pudessem ser discutidos através das experiências de outros países e uma grande oportunidade de melhoria para todos nós “

Autores:

Bruno Zawadzki é médico formado pela Universidade Estácio de Sá, com Residência em Clínica Médica pelo Hospital Geral de Bonsucesso e Nefrologia pela UFRJ. Possui MBA de gestão executiva em saúde pela FGV, atualmente é diretor de soluções educacionais do IBKL e coordenador da emergência do Hospital Badim.

Victor Hugo Vieira é Enfermeiro formado na UFRJ, Especialista em Terapia Intensiva pela UERJ. Coordenador de Núcleos de Simulação do IBKL.

Luciana Santos de Carvalho é enfermeira formada pela Universidade Estacio de Sá. Especialista em Gestão de Acreditação pelo CBA. Mestre em Sistema Musculoesquelético pelo INTO e integrante da equipe de Soluções Educacionais do IBKL.