TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Tendências da tecnologia na medicina

Quando pensamos em medicina e tecnologia, uma das primeiras imagens que logo vêm a nossa mente são robôs tomando o lugar de médicos e tratamentos tão tecnológicos que não precisam mais de humanos. Recentemente falamos sobre os robôs na medicina neste artigo, mas não é sobre eles que viemos falar hoje.  As tendências da tecnologia na medicina são muito mais abrangentes e já estamos convivendo com elas. Confira quatro tendências que devem movimentar a tecnologia para saúde ainda em 2020:

 Healthtechs

Startups que combinam tecnologia e serviços médicos surgem para transformar o relacionamento entre médicos, pacientes, consultórios e hospitais. Segundo a pesquisa Distrito Healthtech Report Brasil 2020, o número de healthtechs brasileiras duplicou nos últimos cinco anos. Além do crescimento numérico, as healthtechs também impressionam pelo crescimento nos investimentos. Desde 2014, US$ 430 milhões foram investidos nessas empresas, divididos em 189 rodadas mapeadas pelo Distrito. E, mesmo com a crise, a expectativa é que 2020 supere os aportes do ano passado, dada a relevância que tais startups ganharam pelo seu esforço em combater a pandemia do novo coronavírus.”

Automação de processos

Utilizar ferramentas e serviços para otimizar o dia a dia, facilitar a gestão da clínica ou consultório e entregar uma experiência diferenciada ao paciente são funções da automação de processos. Presente como tendência da tecnologia para a área médica, ela anda aliada com o próximo tópico, a Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial

Cada vez mais existe uma tendência de ampliar a presença desta tecnologia na área da saúde. Um dos meios em que ela pode ser útil é para auxiliar no diagnóstico de doenças a partir do cruzamento de um grande volume de informações

São inúmeros os benefícios que a inteligência artificial pode trazer para a medicina, entre eles podemos destacar: 

  • dados armazenados na nuvem;
  • reforço no diagnóstico / o auxílio na diagnose de patologias;
  • interpretação e reconhecimento de laudos médicos para exames de imagem como radiografias, ressonâncias magnéticas e tomografias;
  • associação de sintomas à possíveis doenças (sintomas associados automaticamente).

Telemedicina

Recém regulamentada no Brasil, a telemedicina disponibiliza serviços a distância para o cuidado com a saúde. O uso dessa modalidade durante o isolamento social evidenciou que ela é um caminho sem volta. Sua regularização foi efetivada com o intuito de atender a este período de exceção, mas seus resultados podem servir como parâmetro para que as autoridades tenham mais condições de avaliar e determinar suas regras de utilização, depois que a fase de emergência sanitária terminar.  Dessa forma,  tudo indica que  deve haver uma expansão na cobertura à telemedicina. 

Essas tendências de tecnologia na medicina são, em sua maioria, propostas para auxiliar os médicos, profissionais de saúde e pacientes em suas atividades diárias, de maneira moderna e segura. Afinal, o mundo mudou e a medicina não poderia ficar para trás, não é mesmo? 

Gostou do conteúdo sobre tecnologia na medicina ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!