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Como evitar falhas nos serviços de saúde oferecidos pelos hospitais

Toda instituição de saúde sabe que cometer um erro pode trazer consequências mais graves e letais do que para a maioria das outras empresas. Na saúde, e principalmente nos hospitais onde se encontram os casos mais graves e com necessidade de procedimentos especiais, uma prática que vem trazendo resultados imediatos são os treinamentos feitos simulando ambientes análogos às realidades vividas no dia a dia dos profissionais. São os chamados “cursos de simulação realística”, que trabalham com equipamentos e atores simulando um cenário real vivido por esses profissionais em suas rotinas hospitalares. Cursos de simulação realística evitam falhas através de treinamento de situações reais!

O treinamento usando técnicas de simulação realística proporciona um ambiente reflexivo e de transformação, onde os profissionais podem aprender, errar e refletir sobre o que fizeram de forma equivocada e como poderiam ter evitado falhas e erros de procedimento. Esse treinamento atua diretamente sobre as causas dos problemas, porque entende todas as instâncias envolvidas no processo e como corrigi-las. Dessa forma, é possível estimular e acompanhar o desenvolvimento de competências essenciais e habilidades centradas nas necessidades do paciente nas situações simuladas. O processo de aprendizagem se dá de forma natural, englobando uso de técnicas, equipamentos e atitudes dos profissionais, que muitas vezes se surpreendem numa determinada situação extrema e precisam estar até emocionalmente preparados para lidar com elas.

Simulação realística faz capacitação em ambiente simulado

Equipe fazendo treinamento em centro hospitalar

 

Os cursos de simulação realística na saúde ocorrem em ambientes previamente preparados para isso e podem ser  feitos dentro dos próprios centros de treinamento dos hospitais. O processo envolve a criação de um cenário, baseado no problema ou situação que será apresentada aos alunos no início do curso: nessa fase, eles são informados de qual é a situação que vão simular e  os objetivos propostos. É o que chamamos de briefing, quando são dadas todas as informações do ambiente simulado e os recursos disponíveis para o início da ação. Pode ser, por exemplo, um paciente que tenha uma parada respiratória na UTI e venha a óbito minutos antes da família chegar. Como o médico deve proceder? Como comunicar à família, como lidar com uma atitude inesperada dos familiares? Ou, por exemplo, um caso de anafilaxia por desconhecimento de uma alergia que o  médico não sabia de sua existência. Nesse caso, um erro médico evitável se ele tivesse seguido o protocolo.

 

Como são os cursos de simulação realística?

 

Durante os cursos de simulação, todos os aparelhos necessários aos procedimentos fazem parte do cenário, assim como os atores. Quando participam da cena, os atores são instruídos não só de como proceder, como agir, mas também  incorporam e constroem os personagem que representam, utilizando vestimentas, linguagem e todos os elementos necessários para criar os personagens.

 

Os cenários permitem o aprendizado, correção de falhas e incorporação de novas diretrizes. São os conhecidos debriefing, quando os profissionais recebem o feedback e  são discutidos todos os procedimentos adotados na simulação, prática fundamental para que haja melhoria contínua de todos os participantes.

 

Como o IBKL usa simulação realística em sua metodologia

 

A simulação realística do IBKL utiliza cursos presenciais nos centros de treinamento dos próprios clientes e como ferramenta desenvolveu o Medflix, uma plataforma online que complementa a experiência iniciada presencialmente. Quando a instituição não possui um centro de treinamento próprio, o IBKL orienta  seus clientes (hospitais, universidades, laboratórios, etc.) sobre como montar, possuindo inclusive linhas de financiamento pré-aprovada para facilitar a montagem do ambiente.  Do ponto de vista financeiro, o IBKL oferece uma série de subsídios e indicadores que demonstram o retorno do investimento em curto espaço de tempo e a melhoria na qualidade que as instituições incorporam no mesmo período.

 

Para empregar sua metodologia, o IBKL possui uma equipe técnica que envolve todas as áreas de ação dos profissionais de saúde, criando cenários e situações diversas para prática do aprendizado. Após os cursos, os participantes são avaliados sobre  sua atuação.

 

Atores, equipamentos e cenário  recriam situações reais

 

Para isso, entram em ação instrutores, atores e equipamentos e ambientes físicos simulados (por exemplo, uma UTI de hospital). No começo do treinamento, o IBKL descreve a situação que será vivenciada a seguir, dando os dados básicos que um médico ou enfermeiro, por exemplo, teriam antes de iniciar um procedimento. No caso citado acima, da alergia à dipirona, na vida real o médico só vai saber disse se ele perguntar ao paciente, sendo portanto uma falha dele não perguntar se o paciente tem algum tipo de alergia. De posse das informações básicas e recursos que serão disponibilizados, o “aluno” parte para a ação.

Ao final da prática, todos discutem erros, elogiam acertos e atitudes positivas inesperadas e retornam com um feedback estruturado para que o participante evolua em sua técnica ou comportamento.

Além dos cursos presenciais, o Medflix (plataforma online do IBKL) disponibiliza mais de 100 cursos em sua biblioteca virtual( acessada pela plataforma )para que os alunos possam praticar suas áreas de deficiência, estudar, ver vídeos ensinando procedimentos, e depois são avaliados para saberem se estão aptos para o próximo passo.

Está mais que comprovado por medidores e indicadores utilizados na metodologia do IBKL que a plataforma online, aliada aos treinamentos e práticas presenciais, reforçam muito positivamente o desempenho dos profissionais da cadeia de saúde e trazem ganhos financeiros e de performance para todos os envolvidos. Até situações inesperados respondem a uma melhor resposta se esses profissionais estiverem seguros de como agir e consciente de suas fraquezas e habilidades.

 

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