TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

TREINAMENTO É ESSENCIAL NO TRATAMENTO DA COVID-19

A Covid-19 vem causando uma devastação na área de saúde do mundo inteiro. No Brasil, principalmente pela falta de EPI-Equipamento de Proteção Individual e de equipes bem treinadas. Com o afastamento de médicos e enfermeiros atingidos pela doença, os hospitais necessitam intensificar o treinamento de profissionais de saúde para enfrentar a pandemia.

Os médicos que atuam na linha de frente desse combate dizem que o paciente da Covid-19 que vai para a UTI, precisa de uma equipe especialmente treinada e capacitada. A falta de conhecimento do comportamento do vírus, o manejo dos respiradores e a condução do tratamento exigem muito dessas equipes.  Sem falar no risco de contágio.

Segundo o Dr. Ricardo Farias Junior, Diretor do CREMERJ, “a primeira coisa que precisamos observar é que estamos vivendo um quadro totalmente atípico. Temos um excelente corpo de médicos intensivistas e demais profissionais, em número suficiente para atender a população fluminense. Entretanto, para a velocidade e intensidade observada nesta pandemia, com um percentual elevado de pacientes que necessitam suporte ventilatório, há a necessidade de prover treinamentos, importantíssimos para atualizar os médicos antigos e ensinar os mais novos nos diversos protocolos assistenciais.  Temos visto que nos hospitais melhores capacitados e com equipes melhor treinadas a letalidade do vírus é reduzida.

Diante disso, o que o CREMERJ faz?  Temos um setor fortíssimo de Educação Médica Continuada, realizada pelas diversas Câmaras Técnicas compostas por eminentes médicos que promovem cursos, debates, simpósios e fóruns, ao longo do ano inteiro. Estamos sempre atualizando os novos e os antigos Médicos.  Neste momento, não podemos ter nada presencial no Conselho, por isso as Câmaras Técnicas estão atuando de forma interna, auxiliando o corpo de conselheiros na confecção de protocolos, resoluções e alertas  para enfrentar esta crise.

O que o IBKL pode fazer frente a isso? Oferecer formas seguras de treinamento inloco, respeitando ao máximo o distanciamento social com grupos reduzidos, em ambientes arejados e com higiene exemplar. Estamos em uma guerra e numa situação como esta, não adianta apenas o treinamento on-line. Você tem que aprender inloco, realizar o procedimento inúmeras vezes, para entender as nuances e poder realizá-lo sob forte estresse. Quanto maior o nível de treinamento e capacitação de uma equipe, melhores são os resultados desse grupo e desse hospital.

A principal lacuna de treinamento que temos hoje é sobre a instalação e desparamentação dos EPIs. É difícil para quem não tem formação cirúrgica ou atua em unidades de doenças infectocontagiosas, saber colocar os equipamentos perfeitamente. Para a desparamentação, o cenário é pior ainda. Não há treinamento regular para isso. O vírus da Covid-19 é traiçoeiro, por ter uma alta taxa de infectividade, e se você der uma brecha ele te contamina.”

Bruno Zawadzki, Diretor de Soluções Educacionais do IBKL, completa: “o ponto mais importante neste momento, é que a Covid-19 é uma doença nova e não existiam pessoas especialmente treinadas para fazer o atendimento desses pacientes. Quando o doente chega em estado grave aos hospitais, necessita de uma equipe na emergência que faça um pronto atendimento, com habilidade no manuseio das vias aéreas e dos equipamentos, para estabilizar esses pacientes e encaminharem ao CTI. E estas equipes tem que estar muito bem treinadas.

Pensando nessas situações, os profissionais do IBKL criaram cursos para melhorar a parte técnica, reconhecimento, triagem, critérios de internação e manuseio das vias aéreas com ventilação mecânica para os pacientes com suspeita ou diagnóstico da Covid-19.

É fundamental o treinamento dos profissionais que estão na linha de frente desta pandemia. E os hospitais já vêm fazendo isso com treinamento presencial seguindo todos os protocolos de segurança, em pequenos grupos de 6 a 8 pessoas, com máscaras, higienização das mãos e espaço arejado.

O IBKL produziu também uma série de vídeos de aulas on-line para que esses profissionais possam complementar seu treinamento prático.”