TIRE SUAS DÚVIDAS. Ligue para gente: (21)2226-5113
Portal IBKL

Blog

Vacinação contra Covid-19 - Qual o panorama atual?

Desde que começaram os testes das vacinas ao redor do mundo contra a Covid-19, estamos acompanhando os resultados, as porcentagens de eficácia, a evolução das campanhas de vacinação e tudo o que envolve o tema. Ainda não se sabe quando poderemos “voltar ao normal”, e vacinação no Brasil ainda depende de muitas questões, como:

  • A campanha de vacinação precisa acelerar
  • O Brasil precisa de doses
  • Todos os idosos precisam ser vacinados
  • Estudos precisam mostrar se os vacinados ainda transmitem
  • Precisamos saber quando crianças e adolescentes serão vacinados

Especialistas alertam que ainda vai demorar para o Brasil atingir índices como o de Israel, um exemplo na campanha de vacinação, ou como os Estados Unidos, que começaram a liberar atividades para pessoas vacinadas. Ainda temos poucas doses disponíveis e vacinamos menos de 5% dos grupos prioritários.

Mas e agora, quais são os próximos passos? Reunimos aqui as últimas notícias que foram vinculadas recentemente sobre a vacinação para mostrar um panorama atual do cenário, veja:

 

Doses de vacinas

O Brasil deve ter, para o mês de março, a entrega de entre 25 e 30 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, valor abaixo do divulgado em fevereiro pelo Ministério da Saúde, de 46 milhões.

Até o momento, segundo a pasta, foram entregues a estados e municípios quase 18 milhões de doses (17.871.416). Os dados estão disponíveis no LocalizaSUS.

Data: 08/03/2021

Fonte: G1.

 

Visão geral vacinação a cada 100 habitantes – Brasil

Fonte: Our World In Data

Visão geral mundial da evolução da vacinação a cada 100 habitantes

Fonte: Our World In Data

 

Queda no número de mortes de idosos

O número de mortes por Covid-19 entre idosos com mais de 90 anos na cidade de São Paulo caiu 70% entre janeiro e fevereiro de 2021, segundo dados preliminares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para especialistas, a redução acentuada, principalmente nas mortes desse grupo, pode já estar refletindo os efeitos da aplicação das vacinas entre os idosos da cidade, que começou há 30 dias.

Data: 07/03/2021

Fonte: G1.

 

Atualização da vacina Moderna contra variante

A Moderna desenvolveu uma versão atualizada de sua vacina contra Covid-19 para combater a variante do vírus identificada pela primeira vez na África do Sul, anunciou a empresa nesta quarta-feira (24). As doses iniciais foram enviadas para os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos para um estudo clínico.

A nova vacina, chamada mRNA-1273.351, será avaliada como uma dose de reforço para pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus e como uma vacina primária para pessoas que não tiveram coronavírus e ainda não foram vacinadas.

Data: 24/02/2021

Fonte: CNN.

 

Produção interna

A esperança é a produção 100% em solo brasileiro no segundo semestre. Para os especialistas, a partir do momento que o Instituto Butantan e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começarem as produções, a vacinação ganhará mais força.

Data: 08/03/2021

Fonte: G1.

 

Vacina de dose única

A Organização Mundial de Saúde aprovou, nesta sexta-feira, o uso emergencial em todos os países da vacina desenvolvida pela Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, contra a Covid-19. Está e a primeira vez que um imunizante de dose única obtem o registro, o que pode agilizar a imunização contra a doença.

Data: 12/03/2021

Fonte: Saúde – iG 

 

Anvisa aprova registro definitivo da vacina de Oxford no Brasil

Imunizante já tinha o registro emergencial autorizado no país. Essa é a segunda vacina a receber o registro sanitário. A Anvisa também falou sobre outras vacinas que estão sendo analisadas.

Data: 12/03/2021

Fonte: UOL.

 

Cronograma de Vacinação

Em meio a críticas sobre a gestão, Pazuello fez um balanço das ações contra a pandemia, em especial os esforços de vacinação. Ele afirmou que a pasta prevê disponibilizar 562,9 milhões de doses em 2021. 

Contudo, 110 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca e 30 milhões de doses da CoronaVac previstas no cronograma e que já tiveram recursos alocados ainda não foram efetivamente contratadas, já que o dinheiro não foi pago. Assim, o número de doses efetivamente contratadas até o momento fica em 422,9 milhões. Veja abaixo o cronograma de recebimento das vacinas para o ano:

Fonte: Agência Brasil.

Data: 16/03/2021.

*O artigo foi atualizado até o dia 16/03/2021.